top of page

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O SONO DO BEBÊ

Questões relacionadas ao sono do bebê estão entre os assuntos que mais surgem dúvidas nos pais, pois além da preocupação com o bebê, este período deixa a família toda, especialmente a mamãe esgotada. Infelizmente, não há fórmulas mágicas, e até o bebê estar próximo dos 4 meses dificilmente dormirá a noite toda. A boa notícia é que essa fase vai passar e existem algumas dicas para ajudar seu bebê a dormir. É muito importante procurar ler sobre o assunto pois cada bebê é diferente e o que serve para um não significa que automaticamente vai dar certo com todos. Mas, com certeza, com informação você vai conseguir superar essa fase de forma mais tranquila e rápida.


Quanto tempo o bebê deve dormir?

Quanto menor o bebê maior é a quantidade de sono que ele deve ter, mas existem diferenças individuais de uma criança para outra, portanto a avaliação apenas do número de horas dormidas não indica normalidade ou alterações. É necessária uma avaliação dos hábitos do bebê, bem como dos hábitos da família e do ambiente.

Na tabela abaixo podemos quantificar o tempo aproximado de sono conforme a idade:

Idade: Número de horas de sono por dia

1 mês: 16 a 18 horas no total

2 meses: 15 a 16 horas no total

4 meses: 9 a 12 horas por noite + 2 sestas durante o dia de 2 a 3 horas cada

6 meses: 11 horas por noite + 2 sestas durante o dia de 2 a 3 horas cada

6 meses a 1 ano: 10 horas por noite + 2 sestas durante o dia de 1 a 2 horas cada


Bebês sonham?

Bebês sonham bastante. Quanto menor o bebê mais tempo do sono eles passam sonhando, mas são sonhos relacionados com o seu desenvolvimento neurológico, ou seja, são pouco elaborados em comparação ao sonho dos adultos.


Por que o bebê troca o dia pela noite?

Por que o bebê não percebe a diferença do dia para a noite, isso acontece normalmente até os três meses de idade, sendo que, normalmente a partir do sexto mês de vida, o sono mais duradouro acontece no período noturno. Importante estabelecer rotinas e rituais para que essa transição aconteça naturalmente.


Sono agitado

Os bebês trocam muito mais vezes que os adultos as fases do sono, com breves momentos de despertar, isso faz com que o bebê movimente-se, emita sons, faça força, aparentando um sono muito intranqüilo comparado ao nosso padrão de sono. Não devemos interferir, a não ser que o bebê acorde e comece a chorar, pois a nossa intervenção, sem necessidade, pode alterar esses ritmos de sono e interferir na saúde do bebê.


Adormecer no colo ou no berço o que é melhor?

O que fazer para o bebê dormir melhor?

Não existe nada melhor que um colo, e o bebê saberá disso com muita facilidade, até o ponto de não querer ficar no seu berço por não se sentir seguro. É importante os pais transmitirem essa segurança tentando fazer o bebê adormecer no berço. Os bebês aprendem o que lhes ensinamos, se ensinarmos que o local de dormir é no colo, o berço não vai, na percepção do bebê, ser o local adequado. Então o que fazer? Antes dos cinco meses, o bebê dificilmente consegue adormecer sozinho, necessitando de ajuda dos pais para serem ensinados a dormir, esses ensinamentos implicam em repetição dos mesmos hábitos e rituais. Após os cinco meses, esses hábitos e rituais se tornam mais importantes, pois os bebês começam a perceber melhor. Então precisamos dizer para o bebê que está na hora de dormir, começando por estabelecer sempre o mesmo horário para adormecer, associado a atitudes simples como escurecer o quarto redução dos estímulos visuais e sonoros. O ritual pode incluir um banho relaxante, uma massagem, a troca de fralda, a mamada e o colo para arrotar. Depois, vale colocar a criança no berço e cantar uma música, contar uma história. Não se deve acostumar a dormir na cama dos pais.


Alimentação da mãe que amamenta interfere no sono?

Alimentos que são ricos em cafeína costumam interferir no sono dos bebês que recebem leite materno


DICA DE RITUAL DE SONO

Preparação para o ritual

Em primeiro lugar procure ser extremamente pontual todos os dias. Um bom horário para colocar o bebê adormecer é em torno das 20h. Comece a preparação antes, para que às 20h ele já esteja no berço. É importante saber que a rotina diária e a persistência são fundamentais para o sucesso. Não desamine por não dar certo logo de início. O importante é ter uma rotina consistente. Você pode iniciar esta rotina desde cedo, mas saiba que ela irá funcionar melhor após os 4 meses de idade.

· Duas horas antes: brinque com o bebê, tente “esgotar” as energias.

· Uma hora antes: tente manter atividades calmas e tranquilas. Importante que todo ambiente da casa fique tranquilo. Massagens relaxantes são bem-vindas.

· Banho morninho

· Roupinha confortável para dormir

· Mamar


RITUAL PRÓPRIO DO SONO (em torno de 30 minutos):

· Ensine ele a despedir-se para dormir. Calmamente dê boa noite para os demais membros da família e para os brinquedinhos que ele mais gosta.

· Depois, vá ao quarto, de preferência já com meia luz. Nesse momento você pode cantarolar suavemente uma música de ninar (se for todos os dias a mesma música ajuda na associação que já é hora de dormir).

· Antes de acabar a música, coloque o bebê no berço ainda acordado e continue cantarolando até acabar a canção.

· Você pode sentar ao lado do berço e contar alguma historinha em tom suave, vale também apenas ficar em silêncio presente ao seu lado.

· Depois é hora de dar boa noite e sair do quarto, enquanto ele ainda estiver acordado.

· Depois dos 6 meses você pode dar uma naninha para o seu bebê (um ursinho, uma fraldinha, algo que ele associe ao momento de dormir)

Cada família pode estabelecer o seu ritual, mas independente da forma, é importante que ele seja colocado acordado em seu local de sono, que deverá ser o mesmo local onde ele passará a noite e vai despertar.


E SE O BEBÊ CHORAR?

· Não deixe o bebê chorando sozinho. Se ao sair do quarto o bebê chorar, volte. Mas, tente conversar com ele calmamente sem tirar ele do berço.

· Você pode também passar a mão suavemente no rostinho do bebê, ajudando a fechar os olhinhos.

· Se nada disso adiantar, pode voltar a ninar. Mas, procure colocar no berço sonolento, porém, ainda acordado. Siga fazendo carinhos suaves.


A gente sabe que não é fácil, mas com paciência, carinho e amor as coisas vão se ajeitando!

Grande abraço e desejos de bons sonhos para os bebês e para as mamães!


Dr. Marcelo Saldanha

Pediatra



Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page