Sapinho é uma infecção provocada por um fungo chamado Cândida. Acomete as crianças pequenas, principalmente os bebês, normalmente pelo contato do fungo com a boca do bebê.
COMO ESSE CONTATO ACONTECE?
Este fungo normalmente não é o colonizador da boca do bebê, ou seja, ele não está presente na boca do bebê, mas entra por intermédio dos adultos. Essa transmissão ocorre com o contato das mãos sujas ou contaminadas por este fungo na mãozinha do bebê, que por consequência coloca a mão na boca e acaba se contaminando. Também ocorre a transmissão através da chupeta, que caiu no chão, ou que foi colocada na boca do adulto antes de ser colocada no bebê, ou inclusive pela falta de higiene adequada.
COMO SABEMOS QUE O BEBÊ ESTÁ COM SAPINHO?
O sapinho não acomete a língua do bebê. Portanto, os bebês que têm a língua branca é uma situação normal, principalmente devido ao leite materno. Deste modo, o sapinho são placas brancas que aparecem na boca do bebê, principalmente nas gengivas, lábios e bochechas, e que não saem quando tentamos removê-las com a gaze.
O QUE FAZER ENTÃO?
Normalmente é necessário um tratamento medicamentoso com medicações antifúngicas, em geral pomadas, receitadas pelo pediatra. O sapinho não é resolvido com tratamentos caseiros, como chás e bicarbonato.
Dr. Marcelo Saldanha
Pediatra - CREMERS 21004
Comments