top of page
Foto do escritorMarcelo Saldanha

➡ Como preparar a primeira papinha salgada do meu bebê 👶🏽❓


Quando o bebê chega no 6º mês de vida, inicia-se a introdução alimentar e, com ela, muitas dúvidas na cabeça das mamães e papais. Colocar ou não tudo no liquidificador? Quais alimentos são permitidos? Posso temperar?


Para auxiliar nesse momento tão importante, trouxe aqui algumas dicas essenciais para você acertar em cheio na hora de preparar as primeiras papinhas do seu bebê!


Antes de tudo, você deve introduzir todos os diferentes grupos alimentares desde a primeira papinha. Estes grupos são cereais ou tubérculos, alimento protéico de origem animal, leguminosas e hortaliças.

Os cereais ou tubérculos são: arroz, milho, macarrão, batata, mandioca, batata doce e mandioquinha. 🌽 🥔


Leguminosas: feijão, soja, ervilha, lentilha e grão-de bico.


Proteína animal: carne bovina vísceras, carne de aves, carne suína, carne de peixes e ovos (sempre com a clara e a gema bem cozidos).🥩🥚


Hortaliças: Legumes - brócolis, rúcula, alface, espinafre, repolho, couve, etc. Verduras - cenoura, beterraba, abóbora, abobrinha, vagem, pimentão, beringela, chuchu, etc.🥦🥕🥬🍆


Você pode temperar a papinha com alho, cebolinha, salsinha, cebola e outros temperos naturais. NÃO utilize sal. A papinha deve ser amassada, sem peneirar ou passar no liquidificador, para que as fibras sejam aproveitadas.


Nas primeiras papinhas, você pode misturar todos os componentes, para facilitar a aceitação do bebê. Entretanto, à medida que o bebê vai aceitando a alimentação pastosa, você pode ir separando os alimentos, amassá-los com o garfo e dar separadamente para o bebê, de modo que ele possa desenvolver diferentes paladares.


Em média, você precisa apresentar o mesmo alimento de 8 a 15 vezes até o bebê aceitá-lo. Isso varia de acordo com a sua criatividade na preparação.


Abraços,

Marcelo Saldanha Pediatra


Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page