O bebê precisa de muitos exames de rotina?

O bebê precisa realizar exames de rotina?

O exame mais importante para a criança é uma boa anamnese realizada pelo profissional, ou seja, uma entrevista com o paciente sobre seu histórico, sintomas, dúvidas, apreensões e o exame físico realizado na consulta de rotina.

Por isso eu não aconselho realização de “check-up” para crianças!

Os exames devem ser solicitados para auxiliar o pediatra a realizar diagnósticos quando realmente for necessário, ou por rastreamento, conforme indicado pelo Ministério da Saúde (MS).

Exames de rastreamento são realizados para prevenção e servem como triagem para determinadas doenças, detectando determinadas patologias ou alterações em seu estágio inicial, antes do paciente apresentar sinais ou sintomas.

Segundo a orientação do MS, os exames de rastreamento para intervenção precoce de crianças são:

Teste do pezinho em recém-nascidos para detectar

🔹 Anemia falciforme;

🔹 Hipotiroidismo congênito;

🔹 Fenilcetonúria;

🔹 E outras doenças!

Teste da orelhinha para detectar

🔹 Perda auditiva;

Testes durante a consulta de acompanhamento para detectar:

🔹 Ambliopia;

🔹 Estrabismo;

🔹 Acuidade visual.

Entre outros testes importantes no para avaliar a saúde e o desenvolvimento da criança.

No entanto, o abuso da solicitação de exames desnecessários acaba trazendo diversas consequências para os pequenos e a família:

🔹 Transferência da confiança pelo profissional para os exames;

🔹 Esclarecimento não adequado das dúvidas dos pacientes;

🔹 Aumento do medo/trauma por ambientes hospitalares e profissionais da saúde;

🔹 Início de um ciclo de exames, fazendo com que os pacientes realizem mais e mais check-ups.

Por esses motivos sou contra submeter as crianças a essas práticas invasivas desnecessariamente!

Conhecer a história e as necessidades do paciente e da família pode ter maior impacto positivo na saúde do que a solicitação de exames sem indicação clínica.