Enquanto alguns bebês dormem a noite toda, outros ainda têm o hábito de acordar várias vezes para mamar. Nesse caso, muitas mães ficam na dúvida sobre como fazer o desmame noturno de forma tranquila.
Embora seja a mãe que determine a hora certa para realizar o desmame noturno, o ideal é que ele seja realizado após o bebê já ter uma alimentação sólida consolidada, ou seja, a partir de 1 ano de vida.
Mas como fazer esse processo de forma natural?
Converse com a criança, explique que irá diminuir o número das mamadas, pois vocês dois precisam ter uma noite de sono completa. Isso vai trazer segurança para a criança, já que nada será feito sem ele ter conhecimento;
Comece o desmame de forma gradual, diminuindo o tempo que a criança fica no peito, logo mais você pode combinar com o pequeno para retirar uma mamada da rotina de madrugada, e assim por diante;
Não ofereça o peito fora desses momentos pré-estabelecidos, cumpra sua palavra e relembre o acordo que fizeram;
Com o passar dos dias, o bebê vai entender que não está mais sendo alimentado durante a noite e esses despertares começarão a ficar mais espaçados, até chegar o dia que você perceberá que ele só vai acordar pela manhã.
Seja paciente, esse não é um processo rápido, que acontece do dia para a noite, sendo preciso respeitar o tempo da criança. É preciso também aprender a tolerar o choro, pois ela vai tentar manter o ritmo da mamada. Nesse momento, ofereça amor, apoio e o suporte que ele precisa!